Consultores

Gabriel Martins

Nascido em Belo Horizonte e radicado na periferia de Contagem, graduou-se na Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Vídeo, em 2010, no Centro Universitário UNA. É sócio fundador da produtora Filmes de Plástico, junto a André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Dentre os seus principais trabalhos como diretor estão os curtas “Rapsódia para o Homem Negro”, “NADA” e o longa-metragem “No Coração do Mundo” (codirigido por Maurilio Martins).

Luana Melgaço

Mineira de Belo Horizonte, formou-se em Comunicação Social na UFMG. Em sua trajetória profissional, realizou mais de vinte filmes como produtora e produtora executiva, atuando desde a fase do desenvolvimento do projeto até seu lançamento. É sócia da Anavilhana e foi integrante da Teia. Os filmes que produziu, quatro deles em coprodução internacional, foram exibidos e premiados nos mais importantes festivais de cinema no Brasil e no mundo, além de terem sido lançados comercialmente em diversos países. Além da produção, Luana ministra oficinas, participa de seminários, laboratórios, consultorias e colaborações em diversos projetos brasileiros e internacionais.  Atualmente está em processo de realização de “Canção ao Longe”, “Os Ossos da Saudade” e “Campo Santo”.

Paula Astorga

Mexicana, é fundadora e diretora artística do Distrital Festival e codirige o laboratório de projetos Tres Puertos Cine. Dirigiu a Cinemateca Nacional do México de 2010 a 2013. É diretora de desenvolvimento e conteúdos da Home Films, pela qual estão sendo desenvolvidos os longas-metragens de ficção “Trigal”, filme de estreia de Anabel Caso; “Desarraigo”, de Fredy Garza; e o longa-metragem brasileiro “Senhoritas”, de Mycaela Plotkyn.

Rafael Sampaio

Diretor geral do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual. Foi programador de cinema em espaços culturais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido e programado inúmeras mostras e festivais. Também atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a Ancine/FSA, além do BrLab, que criou e dirige desde 2011. Produziu os filmes “Sobre Rodas” (2017), de Mauro D’Addio, e “Diz a Ela que me Viu Chorar” (2019), de Maíra Bühler, entre outros.

Iana Cossoy Paro

Roteirista, consultora e professora de roteiro. Atual Chefa da Cátedra de Roteiro da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños – Cuba. Assina com Sandra Kogut o roteiro de “Três Verões” (2019), com Marcelo Muller o longa “Eu te Levo” (2017) e com Graziela Mantoanelli o documentário “De Peito Aberto” (2018). Colaborou no roteiro de “As Duas Irenes” (2017), de Fabio Meira. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP com a dissertação “Escrever o som: busca pelo espaço do sonoro em roteiros audiovisuais”. Formada em Cinema pela EICTV e Relações Internacionais pela PUC-SP, com pós em roteiro pela ESCAC-Barcelona. Consultora no BrLab desde 2017. Membra do Coletivo Vermelha, que estuda e promove ações relacionadas à participação e representação das mulheres no audiovisual.

Rodrigo de Oliveira

É diretor, roteirista e montador. Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo documentário “Todos os Paulos do Mundo (codirigido por Gustavo Ribeiro, 2018), dirigiu ainda os longas-metragens de ficção “As Horas Vulgares” (codirigido por Vitor Graize, 2011), e “Teobaldo Morto, Romeu Exilado” (2015). Lançou também os curtas-metragens “Eclipse Solar” (vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil, 2016), “Ano Passado Eu Morri” (2017) e “Os Mais Amados” (2019). Em abril de 2021, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio) promoveu uma retrospectiva completa de sua obra. Atualmente trabalha na finalização de seu quarto longa-metragem, a ficção “Os Primeiros Soldados”.

Fernanda De Capua

É roteirista, diretora e produtora audiovisual. Entre suas produções estão os longas “Sonhos de Peixe” (Prix Regarde Jeune, Semana da Crítica – Cannes), “Casa Grande” (Prêmio do Publico, Festival do Rio), “Laura” (Melhor doc, Hamptons International FF) e “Quem Matou Eloá”. Estreou na direção com a série de comédia “Insustentáveis” (disponível na Amazon Prime) que também roteirizou. Trabalha como consultora de roteiro, contribuindo em projetos como “Gabriel e a Montanha” (premiado na Semana da Crítica em Cannes, 2018) e “Tempo Meio Azul Piscina” (vencedor do prêmio FRAPA de melhor roteiro em 2020), além de mais de 30 projetos de longas e séries através dos laboratórios de desenvolvimento da ANCINE/Prodav 04. Também desenvolveu, roteirizou e dirigiu o canal “Paratodes”, projeto de inclusão e conteúdo ao vivo da Twitch. Já ministrou oficinas de pitching em encontros como BrLab, Bolivia Lab, Cine con Altura – Colômbia, Estreno Bisonte – Costa Rica e Tbilisi International Film Festival – República da Geórgia. Atualmente faz a coordenação pedagógica do Icumam Lab, e desenvolve a série “Aguas Espraiadas”.

Felipe Lopes

Formado em Cinema pela UFF e com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Felipe Lopes atua há mais de dez anos no mercado audiovisual, passando pelas áreas de produção, distribuição, festivais e gestão pública. Trabalhou por mais de cinco anos na Secretaria de Estado de Cultura do RJ, tendo sido Superintendente de Audiovisual. Coordenou a Première Brasil no Festival do Rio, atuou como Gerente de Programação e Marketing da ArtHouse Distribuição. Desde maio de 2019, está na Vitrine Filmes atuando como diretor da distribuidora e teve como principais lançamentos “Bacurau”, “A Vida Invisível”, “Três Verões” e “O Farol”. É também presidente da ANDAI – Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente.

Marina Tabaray

Formou-se em Comunicação Social pela ESPM e fez pós-graduação em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Trabalha há 10 anos com comunicação, sendo 6 deles no mercado cultural. Iniciou sua trajetória em agências de publicidade, passando pelos departamentos de criação, planejamento e social media. A primeira experiência no mercado audiovisual foi em 2014, na agência 83 Multimedia, onde foi responsável pelo marketing digital dos exibidores Espaço Itaú de Cinema e Cinespaço. Em 2016 assumiu como gerente de marketing na Vitrine Filmes, onde atuou por 4 anos, período em que foram lançados filmes como “Aquarius”, “O Filme da Minha Vida”, “Bacurau” e “A Vida Invisível”. Em 2017 foi selecionada para o programa Locarno Industry Academy, criado pelo Festival de Locarno e em 2018 voltou ao programa para apresentar uma masterclass sobre a Sessão Vitrine, projeto de distribuição coletiva da Vitrine. Em 2019, durante o BrLab, acompanhou o projeto “Criadas” no workshop de Design de Audiência. Desde março de 2020 está na Elo Company como gerente de lançamentos, responsável pelas estratégias de marketing e programação. Foi selecionada para o workshop TFL Next – Audience Design, promovido pelo Torino Film Lab, e recebeu uma Bolsa Paradiso para participar.

Comissão de Seleção

Nathália Tereza

Roteirista, diretora e fotógrafa, cresceu no Centro-Oeste. Seu trabalho dialoga com diferentes regiões do Brasil, em um intercâmbio cultural, familiar e afetivo. Dirigiu os curtas "A Mulher que Sou", "De Tanto Olhar o Céu Gastei Meus Olhos", "A Outra Margem" e "A Casa Sem Separação". Realiza atualmente seu primeiro longa-metragem.

Rodrigo de Oliveira

É diretor, roteirista e montador. Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo documentário “Todos os Paulos do Mundo (codirigido por Gustavo Ribeiro, 2018), dirigiu
ainda os longas-metragens de ficção “As Horas Vulgares” (codirigido por Vitor Graize, 2011), e “Teobaldo Morto, Romeu Exilado” (2015). Lançou também os curtas-metragens “Eclipse Solar” (vencedor do Prêmio Aquisição Canal Brasil, 2016), “Ano Passado Eu Morri” (2017) e “Os Mais Amados” (2019). Em abril de 2021, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio) promoveu uma retrospectiva completa de sua obra.
Atualmente trabalha na finalização de seu quarto longa-metragem, a ficção “Os Primeiros Soldados”.