Participantes receberão tutoria audiovisual inédita na região de profissionais com longa experiência no setor
O Vitória AV.LAB deu nesta quarta-feira, 23 de junho, o primeiro passo para fortalecer o mercado audiovisual da região. O laboratório, uma iniciativa inédita de capacitação audiovisual no
Espírito Santo, anunciou os seis projetos de cinema que irão receber tutoria de nove profissionais com longa experiência no setor.
Foram selecionados quatro projetos de longa-metragem de ficção em fase de desenvolvimento do Espírito Santo e dois de Minas Gerais. Os capixabas são Escadão (roteiro e direção de Izah Siham e produção de Wanderson Viana), Mirada (roteiro e direção de Fabiola Buzim; roteiro de Anderson Cacilhas; produção de Marcelo Paes de Carvalho), O Deserto de Akin (roteiro e direção de Bernard Lessa e produção de Ursula Dart) e Três Desejos no Fim do Mundo (roteiro e direção de Saskia Sá e produção de Luciana Druzina).
Completam a lista os mineiros Jardim Vitória (roteiro e direção de Ana Carolina Soares e produção de Denise Flores) e Temporada de Fogo (roteiro e direção de Cássio Pereira dos Santos e produção de Erika Pereira dos Santos).
A comissão de seleção composta pelos cineastas Rodrigo de Oliveira e Nathalia Tereza analisou 39 projetos. O Vitória AV.LAB irá acontecer de 05 a 23 de julho em formato online.
O Vitória AV.LAB nasceu fora do centro com a missão de romper o isolamento da região, diante do eixo Rio-São Paulo. A formação de profissionais e a elaboração de projetos consistentes, objetivos do laboratório, abre a possibilidade de nivelar a concorrência em editais federais e a relação com as televisões e os canais de streaming em grau mais igualitário.
Os participantes receberão tutoria de nove profissionais com longa trajetória no cinema brasileiro e latino-americano, entre roteiristas, diretoras/es, produtoras/es e distribuidoras/es: o diretor e roteirista Gabriel Martins, a produtora Luana Melgaço, a produtora mexicana Paula Astorga, o produtor e consultor Rafael Sampaio, a roteirista Iana Cossoy Paro, o roteirista e diretor Rodrigo de Oliveira e a roteirista, diretora e produtora Fernanda De Capua, são alguns dos nomes confirmados.
O laboratório é promovido pela produtora Pique-Bandeira Filmes em parceria com o BrLab, , único laboratório internacional de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil que recebe projetos de diferentes países e incentiva o aprimoramento e a capacitação profissional.
O VITÓRIA AV.LAB tem apoio do Edital Público de Artes Integradas da Lei Aldir Blanc lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo e pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.