VITÓRIA AV.LAB recebe 39 inscrições: 12 do Espírito Santo e 27 de Minas Gerais

Diversidade e vigor da produção local são destaques desse conjunto de projetos inscritos

O VITÓRIA AV.LAB – Laboratório de Projetos Audiovisuais recebeu 39 inscrições, sendo 12 do Espírito Santo e 27 de Minas Gerais. As inscrições terminaram dia 13 de junho; os projetos selecionados serão divulgados no próximo dia 23.

A diversidade e o vigor da produção local são os destaques desse conjunto de projetos inscritos: há projetos oriundos tanto das regiões centrais, quanto do interior dos dois estados.

“Acho importante destacar que, apesar de uma concentração de projetos vindos das capitais, de Belo Horizonte e Vitória, houve um grande número de inscrições dos interiores do Estado: Norte e Sul do ES, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Norte de Minas”, sublinha o diretor e roteirista Rodrigo de Oliveira, sócio da Pique-Bandeira Filmes, coordenador do VITÓRIA AV.LAB e um de seus tutores.

A diversidade dos projetos inscritos também destaca a importância da missão do VITÓRIA AV.LAB de romper o isolamento da região, diante do eixo Rio-São Paulo. A elaboração de projetos consistentes abre a possibilidade de nivelar a concorrência em editais federais e a relação com as televisões e os canais de streaming em grau mais igualitário.

Iniciativa inédita de capacitação audiovisual no Espírito Santo, o VITÓRIA AV.LAB vai acontecer de 05 a 23 de julho em formato online. Serão escolhidos seis projetos de longa-metragem de ficção em fase de desenvolvimento – no mínimo quatro do ES e, no máximo, dois de MG.

O VITÓRIA AV.LAB é promovido pela produtora Pique-Bandeira Filmes em parceria com o BrLab, , único laboratório internacional de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil que recebe projetos de diferentes países e incentiva o aprimoramento e a capacitação profissional.

Os participantes receberão tutoria de nove profissionais com longa trajetória no cinema brasileiro e latino-americano, entre roteiristas, diretoras/es, produtoras/es e distribuidoras/es: o diretor e roteirista Gabriel Martins, a produtora Luana Melgaço, a produtora mexicana Paula Astorga, o produtor e consultor Rafael Sampaio, a roteirista Iana Cossoy Paro, o roteirista e diretor Rodrigo de Oliveira e a roteirista, diretora e produtora Fernanda De Capua, são alguns dos nomes confirmados.

O VITÓRIA AV.LAB tem apoio do Edital Público de Artes Integradas da Lei Aldir Blanc lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo e pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.