Laboratório seleciona profissionais do ES e MG para capacitação audiovisual inédita na região

Primeira edição do VITÓRIA AV.LAB vai selecionar seis projetos de longa-metragem de ficção em fase de desenvolvimento. Objetivo é aprimorar projetos de cinema.

Serão abertas neste dia 17 de maio as inscrições para a primeira edição do VITÓRIA AV.LAB – Laboratório de Projetos Audiovisuais, espaço de aprimoramento de projetos audiovisuais focado em profissionais dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Serão selecionados seis projetos de longa-metragem de ficção em fase de desenvolvimento. O regulamento está disponível neste site e as inscrições podem ser feitas até 09 de junho.

Promovido pela produtora Pique-Bandeira Filmes em parceria com o BrLab, único laboratório internacional de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil que recebe projetos de diferentes países, o VITÓRIA AV.LAB acontecerá de 05 a 23 de julho em formato online.

Os participantes receberão tutoria de nove profissionais com longa trajetória no cinema brasileiro e latino-americano: o diretor e roteirista Gabriel Martins, a produtora Luana Melgaço, a produtora mexicana Paula Astorga, o produtor Rafael Sampaio, a roteirista Iana Cossoy Paro, o roteirista e diretor Rodrigo de Oliveira, a roteirista, diretora e produtora Fernanda De Capua e o distribuidor Felipe Lopes são alguns dos nomes confirmados.

Esse trabalho de aprimoramento vai abranger desde a concepção e o desenvolvimento do roteiro e do projeto de produção executiva até o financiamento, distribuição e vendas.

Sócio da Pique-Bandeira Filmes, coordenador do VITÓRIA AV.LAB e um de seus tutores, o diretor e roteirista Rodrigo de Oliveira destaca os benefícios de uma consultoria em projetos de cinema.

“Um laboratório de desenvolvimento existe para formar e profissionalizar, para colocar um projeto em crise e, com o suporte de consultores dedicados a um estudo profundo, habilitar o profissional a produzir um roteiro mais forte, mais competitivo, ao mesmo tempo que capacita o produtor a pensar as estratégias de financiamento, produção e lançamento que mais se adequam ao projeto. O Vitória AV.LAB é um lugar para se pensar filmes em voz alta, com interlocutores dos mais qualificados no Brasil e na América Latina, e fazer esses filmes futuros ficarem um passo mais próximos de serem realizados“, diz.

O trabalho em grupo também é um traço marcante do VITÓRIA AV.LAB. Para além da dedicação dos consultores, os profissionais ajudam-se entre si.

“Todos leem os projetos de todos, e as sessões de trabalho são uma zona franca de troca de ideias e experiências. Às vezes a solução para um problema do seu roteiro está na experiência de um colega que já passou por processo parecido, às vezes a inspiração para uma nova ideia de financiamento surge do olhar de um parceiro de laboratório”, salienta o coordenador Rodrigo de Oliveira.

Fora do centro

O caráter inédito para o Espírito Santo e Minas Gerais é um aspecto fundamental do VITÓRIA AV.LAB. O laboratório nasce fora do centro com a missão de romper o isolamento da região, diante do eixo Rio-São Paulo. A elaboração de projetos consistentes abre a possibilidade de nivelar em grau mais igualitário a concorrência em editais federais, em fundos internacionais e na relação com as televisões e os canais de streaming.

Para Rafael Sampaio, diretor-geral do BrLab, coordenador pedagógico do VITÓRIA AV.LAB e também um de seus tutores, a formação de profissionais no audiovisual é sempre fundamental e estruturante para essa indústria. Rafael destaca a importância de trazer a experiência BrLab para uma região carente de formação.

“O Espírito Santo tem uma cena e uma produção fortes. Mas ao mesmo tempo sinto que é uma produção que pode se conectar com outras experiências e com o próprio mercado internacional”, pontua Rafael, que já integrou comissões de seleção da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e, portanto, conhece a produção, o mercado e os profissionais do audiovisual capixaba.

O VITÓRIA AV.LAB tem apoio do Edital Público de Artes Integradas da Lei Aldir Blanc lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo e pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.

Sobre a Pique-Bandeira Filmes

A Pique-Bandeira Filmes é uma produtora e distribuidora de conteúdo audiovisual fundada em 2011 em Vitória. Seu foco é a produção e distribuição de projetos autorais para os segmentos de cinema, TV, streaming e outros.

Seus filmes foram exibidos em festivais como Mostra de Cinema de Tiradentes, Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba, Festival Cinematográfico do Uruguai, Festival de Vitória, Mostra Internacional de Curtas de São Paulo – Kinoforum, Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, entre outros. Também foram licenciados por Canal Brasil, CineBrasil TV e Prime Box Brazil, e para plataformas VOD como Prime, NOW e Vivo Play.

Sobre o BrLab

Projeto desenvolvido pela Klaxon Cultura Audiovisual, o BrLab é um evento anual destinado a futuros filmes latino-americanos e europeus e à capacitação de profissionais do audiovisual de diferentes países através de diversas atividades e workshops.

Atualmente, é o único evento de mercado no Brasil que recebe projetos de toda América Latina e da Península Ibérica (e Itália). Através de convocatórias públicas, são selecionados projetos e profissionais de diferentes países para participar do laboratório de desenvolvimento que inclui consultorias qualificadas, encontros de negócios, palestras, estudos de caso e, ainda, distribui importantes prêmios e estímulos ao final.